sábado, 23 de julho de 2011

A ocupação dos terrenos

Para a construção do Bairro Fonsecas/Calçada


03 de Agosto de 1975

O Dia da ocupação dos terrenos

Fotos emprestadas pela Cibele
 (clique 2 vezes sobre a foto para aumentar)

Foto do dia da ocupação dos terrenos onde hoje é o Bairro Fonsecas/Calçada: nesta foto o pessoal ia para o local da ocupação passando junto à 2ª Circular onde iria haver uma festa. Na foto consigo reconhecer a Alda, a Cibele, o "Ritz", a Isabel (filha da Alda) e parece-me que o que está por trás do "Ritz" é o Fernando "o Moca", mas não tenho a certeza.

 Foto no largo durante a preparação da manifestação para a ocupação dos terrenos, onde se vê a Cibele, a Alda e a Isabel. Dos outros não me recordo dos nomes, embora o de barbas me pareça o "Calhambeque".

Foto no largo durante a preparação da manifestação para 
ocupação dos terrenos, onde só reconheço o "Ritz".

Nesta foto o Ricardo (com quem vivi grandes aventuras), ajuda 
a fazer uma "puxada" de um poste para se poder ouvir musica.

Esta foto já não tem a ver com a ocupação. Foi tirada perto da casa da Ti Anunciada, onde havia uma caminho para atravessar os campos do Estádio Universitário. Na foto estão a Ti Anunciada, o Ricardo, a Cibele e uma miúda (na altura) de que não me recordo o nome mas que creio que morava na rua por detrás da Ti Anunciada.

Esta foto está aqui porque tem a sua graça: a Ti Anunciada já velhota a dançar. 
Nem a Cibele, nem eu conseguimos identificar as outras pessoas nem o local.


Obrigado Cibele pelas Fotos 



Passei toda a tarde na Net a tentar saber a data da ocupação, até que me lembrei de uns folhetos que fazíamos na altura e a que chamávamos jornal da Quinta da Calçada, e de que guardei um de cada (ainda fizemos 10 números entre Outubro de 1975 e Abril de 1978) e que contêm alguma informação sobre a Quinta da Calçada. No Nº 1 que saiu em Outubro de 1975, na página 5 tem lá um pequeno texto sobre esse dia, que podem ver nas fotos seguintes.

Foto da página 5.

capa do Nº 1.



Sem comentários:

Enviar um comentário