domingo, 18 de setembro de 2011

Anjos na Quinta da Calçada

Estas fotos devem ser de 1957 ou 1958; repare-se nos pormenores: as minhas irmãs, ambas 
descalças, os altifalantes, a bandeira rasgada na primeira e na segunda a minha irmã Isaura 
toda concentrada, com a minha irmã Helena a olhar por baixo para o fotógrafo.

As Procissões no Bairro da Quinta da Calçada


Quando era miúdo havia no Bairro procissões que percorriam as ruas com o padre a lançar água benta, presumo que para abençoar as casas. Era um tempo em que a igreja juntamente com os fachos da altura dominavam a vidinha de todos, mas isso agora não interessa nada. Não consegui saber em que datas se realizavam mas devia ser nas sextas-feiras santas e outras datas do género. As minhas irmãs Isaura e Helena estavam sempre a participar nelas, eu só tenho uma vaga lembrança destas procissões, o que se calhar significa que acabaram em meados dos anos 60, a minha irmã Emília lembra-se que a certa altura deixaram de fazer as comunhões no bairro e eram feitas no Bairro da Boavista.

As minhas irmãs Helena e Isaura quando eram anjos, em 1957/58. 


Era um tempo em que todos os miúdos eram baptizados, faziam as comunhões e outras coisas de que não me recordo. Desses tempos lembro-me de uma freira, creio que se chamava Madre Deus, que um dia em frente à igreja quando estávamos a jogar hóquei nas sarjetas que havia por aí (estava na moda o hóquei em patins), eu a certa altura disse uma asneira qualquer e a freira que ia a passar, ouviu e veio por trás de mim e deu-me uma tremenda estalada, o que fez com que eu a tenha insultado de tudo o que me veio à boca. Isso causou alguns problemas com a minha mãe a ser chamada ao padre e foi o fim da minha "relação" com a igreja. Que me lembre, nunca mais entrei na igreja do Bairro.


A minha irmã Isaura com 4 anos.

A minha irmã Helena é a da direita, a miúda que está á esquerda é a Graciete, irmã do Sérgio. 


Sem comentários:

Enviar um comentário